História e Símbolos de Santa Lúcia
História de Santa Lúcia.
Em meados de 1960 chegava à cidade alguns agricultores de Santa Catarina e do rio grande do sul. Através de informações de algumas pessoas que vieram conhecer as terras da localidade de Santa Lucia, gostaram e acabaram ficando ali morando.
Entre eles o senhor Orlando Luiz Zamprônio, que era coletor da cidade de Capanema, na época comercializava madeira na região. O caminho este que hoje se faz de carro em pouco tempo, naquela época não conseguia ser feito nem a cavalo somente a pé.
Com muita sede avistaram uma nascente de águas cristalinas então pararam para beber e se refresca um pouco. Foi nesse momento quando ao abaixar-se para tomar água, o senhor Orlando Luiz Zamprônio teve um olho ferido por um galho de criciúma muito preocupado com sua visão, pois não havia recurso para atendimento medico apenas podendo contar com a fé resolveu fazer uma promessa a Santa Lucia, protetora dos olhos. Se concedida a graça da melhoria da sua visão daria o nome a este local de Santa Lúcia, fato que aconteceu prontamente.
Além do senhor Orlando Luiz Zamprônio chegou a este local as famílias de Guilherme Laither, Dinarte Tibes, Valte Luiz Pupp, Oscar Antunes de Morais, Sadi Pares, Olindo Parolin, Orlando Rios, Carlos e Guilherme Rios e a família do senhor Ito Pretto que na época já residia em Santa Lúcia.
Em 1964 quando Capitão Leônidas Marques tornou-se Município, a promessa se cumpriu, surgindo assim, o distrito de Santa Lúcia no dia 03 de outubro de 1967.
Santa Lucia desmembrou-se do município de Capitão Leônidas Marques em 09 de maio de 1990, no entanto a instalação oficial ocorreu a 01 de janeiro de 1993 com posse do primeiro Prefeito, Aldino Dalben e como vice-Prefeito João Francisco Scalco.
O município localiza-se a 566 km da capital Curitiba, situando-se a uma altitude de 441 metros acima do nível do mar e possuído uma área territorial de 147, 777 km2. Sua população e constituída por 4.127 habitantes, sendo 2.183 na área urbana e 1.944 na área rural do município sendo que 2.275 são do sexo masculino e 2.158 são mulheres. O clima e subtropical úmido mesotérmico, verões quentes com tendências de concentração das chuvas (temperatura media superior a 22º C), invernos com geadas pouco freqüente (temperatura media inferior a 18ºC), sem estação seca definida. Já na área econômica o destaque vai para os produtos agrossilvipastoris, como as aves para o corte, milho safra normal e a soja safra norma. Também há no município setores madeireiros mobiliários a as empresas metalúrgicas, Indústrias Têxtil, moveis residenciais entre outras.
A Bandeira do Município de Santa Lúcia – Paraná foi criada pela Lei Municipal nº. 07/63 de 05 de março de 1993, desenhada na proporção de 88 cm de altura por 130 cm de comprimento, e o retângulo da Bandeira Municipal é de cor azul celeste, vermelho e verde oliva, e ao centro da mesma em posição de um losango em cor branca e no cento deste o Brasão de Armas Municipal.
Simbologia das cores e das peças da Bandeira Municipal
No retângulo da Bandeira Municipal: a cor azul celeste representa o Céu ameno que cobre todo território municipal e os rios com suas águas; e a cor vermelha representa o fogo e as indústrias, o verde oliva representa os campos e a esperança; a cor branca no campo do losango no centro da bandeira é o símbolo da paz, amizade, pureza, inocência e verdade.
O Brasão de Armas ao centro do losango representa “O Governo Municipal” e centro do retângulo do Bandeira onde é colocado o Brasão de Armas Municipal que simboliza a cidade sede do Município, e o Poder Municipal que se expande a todos os quadrantes do seu território.
Brasão de Armas do Município Criado pela Lei Municipal nº. 07/63 de 05 de março de 1993, sendo este composto de um escudo.
A Coroa Mural que compõe o Brasão representa a nobreza, onde estão os três poderes, Executivo, Legislativo e Judiciário, (Judiciário sob a comarca do município de Capitão Leônidas Marques); O milho, soja, feijão, trigo, cana-de-açúcar e o fumo, representam a principais culturas do município;
O gado representa à pecuária;
O suíno representa a suinocultura;
As aves representam a avicultura;
O prospecto de cidade representa o progresso;
A Santa representa o símbolo que deram o seu nome;
Os raios representam o sol e a vida;
O azul representa o céu e os rios com suas águas existentes;
O verde representa os campos e a esperança;
O amarelo representa a riqueza;
O vermelho representa o fogo e a indústria;
09/05/1990 representa data de criação do município.